logótipo

sexta-feira, 23 de abril de 2010

FREGUESIA DE PERAVELHA










PERAVELHA
Pêra Velha é uma das freguesias portuguesas do conselho de Moimenta da beira, com 13,11 km² de área e 264 habitantes (2001). Densidade: 20,1 hab/km².
Foi sede de concelho até 1834. O concelho era constituído pelas freguesias de Pêra Velha, Ariz e Peva. Tinha, aquando do censo de 1801, 1136 habitantes e 41 km².
É também nesta freguesia que nasce o Rio paiva, na aldeia de Carapito.








Um pouco da historia
Pêra Velha tirou o seu nome das pedras monumentais em que nasceu.Os seus primeiros habitantes perdem-se na obscuridade do neolítico, vindos certamente da Europa, talvez na primeira migração de Celtas: Por ali ficaram e, as grutas naturais sob as rochas foram a sua primeira habitação.As artérias do rio Paiva e Varosa que serpenteam o planalto tornou-o fértil e por conseguinte um lugar de eleição para o Homem neolítico.Vieram os romanos e romanizaram o vale, mas lá em cima, os homens da têmpera dos Lusitanos defenderam o seu território.Passaram os mouros de Almançor “ na vaga selvagem que lhes destruiu o castelo o séc. X - atravessando Almançor a Serra de Pêra...“ - regista a história.Regressaram os Godos vindos das Astúrias; conquistaram e repovoaram Caria.O Homem da Nave teima em viver na serra e no vale surgem as vilas. Verifica-se uma nova reorganização territorial daquela zona. Pena ou Pera passou a formar uma unidade territorial com Peva, Ariz e Soutosa.








Igreja Matriz de S. Miguel

Templo dedicado a S. Miguel, construído no século XVIII . Destaque para o interior em especial ao tecto da capela-mor coberto por caixotões com cenas da Vida da Virgem. Situa-se na freguesia de Pera velha.








Escudo de verde, pano de muralha de prata, lavrado de negro, firmado nos flancos, entre balança de ouro,
realçada de negro, tendo brocante espada alçada de lâmina flamejante de prata, guarnecida de ouro,
em chefe e rochedo de ouro carregado de fonte heráldica. Coroa mural de prata de quatro torres.
Liste branco, com a legenda a negro: “ PÊRA VELHA “.
























Locais a visitar na freguesia
Anta dos Lameiros , que corresponde a um conjunto de três antas da época neolítica
Castro de Pêra Velha, onde se podem observar ruínas de um povoado pré-histórico
Igreja Matriz de São Miguel do séc. XVIII
Penedo da Fonte Santa ao lado do qual existe um santuário
Museu Etnográfico, ao lado da Igreja de São Miguel.








Esta é a nossa terra, a nossa paixão. Crescemos com ela. Aprendemos com ela. Vivemos o quotidiano da forma que ela nos ensinou! Vemos o mundo através dos seus montes e vales. Respiramos! Sentimos! Observamos!












Penedo da Fonte Santa

O penedo da fonte santa é uma imagem de culto em Pêra Velha
Porque nos 3 meses mais quentes do Verão deita uma agua santa,
nos 3 meses mais frios do inverno também deita agua.









O santo padroeiro de Pêra Velha
S. Miguel tem uma história muito bonita, para mim a mais bela das que conhecemos dos anjos.
Sendo criaturas livres, como nós, também neles o amor que têm por Deus resulta de uma escolha livre e, portanto, sujeito à rejeição e à negação. Como resultado desta liberdade, aquele que era o mais belo, poderoso e mais próximo de Deus, Lúcifer (cujo nome quer dizer: aquele que transporta a luz), deixou-se levar pela soberba e rejeitou servir a Deus. Neste seu grito (“Não servirei”) convenceu tantos quantos pôde a segui-lo e rebelaram-se contra Deus.













Castro de Pêra velha

Castro de Pêra velhaRestos de muralha referente a povoado pré-histórico. Também aqui se encontram algumas sepulturas escavadas na rocha. Localiza-se na freguesia de Pêra velha


Fonte do Rato, Orca do Bebedouro I, Bebedouro II, Chã das Lareiras, Orca Grande, Orca de Seixas, Orca das Carquejas, Estátuas Menir de Pêra velha.
















Sem comentários:

Enviar um comentário